O Projeto Curupira – Arte-educação Ambiental e Agroecologia, foi criado em 2006, motivado pela necessidade de estender ao público infantil e adolescente, as ações do CTA, que até então, trabalhava com homens e mulheres, adultos e jovens.
Sua criação surgiu a partir da reflexão na Diretoria e Assembleia Geral, espaço de governança do CTA-ZM, e da percepção que era necessário sensibilizar crianças e adolescentes para o debate da Agroecologia. O CTA entende que crianças e adolescentes têm uma grande importância para o presente e futuro do mundo e interferem na realidade de suas famílias e comunidades, contribuindo para a transformação social.
Como o projeto funciona
Nos encontros, a equipe desenvolve oficinas lúdico-educativas com temas relacionados à agroecologia como: agricultura familiar, cultura, educação e comunicação popular, alimentação saudável e desigualdades étnicas, raciais e de gênero.
As atividades buscam melhorar a capacidade de expressão, fortalecer a autoestima, incentivar o autoconhecimento e sensibilizar os educandos sobre o meio em que vivem.
Diversas linguagens artísticas, como: teatro, música, fotografia, literatura e artes plásticas são usadas nas dinâmicas propostas pelo Curupira. Cada tema é trabalhado com o auxílio de cartilhas que são distribuídas aos estudantes. O material leva informações sobre a temática trabalhada por meio de textos, ilustrações e exercícios. O Projeto também apresenta sugestões de práticas sustentáveis para o dia a dia das famílias e da comunidade escolar.
O Curupira atua em cerca 30 escolas dos municípios de Viçosa, Araponga, Ervália, Acaiaca e Divino alcançando um público de aproximanadamente 5 mil pessoas. As ações são feitas em parceria com: Secretarias Municipais de Educação, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Comunidades rurais, Escolas Públicas Estaduais e Municipais,Escolas Família Agrícola (EFAS), Universidade Federal de Viçosa e Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata.
Apoio da Actionaid
Há quase vinte anos o CTA-ZM tem apoio da organização internacional, Actionaid, para realizar esse Projeto. A organização apoia entidades comprometidas com mudanças na sociedade, através da defesa da agricultura familiar e da agroecologia, da luta contra a fome e a pobreza e do apoio às minorias sociais. A Actionaid realiza campanhas em diversos países, mobilizando pessoas que podem apoiar essas causas e que acreditam que precisamos ter uma sociedade mais justa e igualitária.