comunicacao@ctazm.org.br

Criação de animais na agroecologia é tema de ebooks produzidos em parceria com famílias agricultoras

Pensar a criação animal levando em conta o bem-estar deles, o respeito ao meio ambiente, o não uso de venenos e a integração da criação com as outras atividades desenvolvidas nas propriedades, estimulando a autonomia das famílias agricultoras, são princípios enfatizados nos ebooks produzidos pelo grupo Animais para Agroecologia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Ana Clara Jalles, graduanda em medicina veterinária e bolsista de um dos projetos, explica que os materiais produzidos surgiram a partir da ideia de compartilhar conteúdos relacionados com a criação animal. “Muitas agricultoras e agricultores têm dúvidas de como criar seus animais de forma mais harmoniosa e menos agressiva, preservando o bem-estar animal”, completa.

Buscando também possibilitar uma produção mais autônoma de insumos externos e aumentar a renda das famílias agricultoras, os ebooks são frutos de quatro projetos que abordam a criação em sistema agroecológico de galinhas caipiras, bovinos de leite, suínos e peixes. Também foram produzidas oficinas onlines e podcasts veiculados em programas de rádio, principal meio de comunicação presente nas comunidades rurais da região.

De acordo com Lorraine Dornelas, médica veterinária e uma das orientadoras dos projetos, a troca de saberes entre as famílias agricultoras e os membros do projeto traz somente benefícios. Ela compartilha também os desafios percebidos em relação ao conhecimento para aproveitar ao máximo a terra com base nos princípios agroecológicos “que agrega valor ao produto, valoriza o agricultor, gera renda e leva a soberania no campo”, conclui.

Grupo Animais para a Agroecologia

Com atuação desde 2006 na região da Zona da Mata mineira, o grupo trabalha em parceria com as famílias agricultoras, organizações sindicais, e também com o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM).

Formado por estudantes, professoras, professores, técnicas e técnicos da UFV, atualmente tem como integrantes Lorraine Dornelas e Laércio Benjamin, como orientadores; além de Camila Castro, Ana Clara Jalles, Sarah Toscano, Gisele Cristina Lopes e Samuel Silva, que são bolsistas do projeto.

Os quatro ebooks estão disponíveis em nossa biblioteca e podem ser acessados abaixo:

Criação Agroecológica de Galinhas Caipiras
Criação Agroecológica de Peixes
Criação de Suínos em Sistemas Agroecológicos
Criação de Bovinos de Leite em Sistemas Agroecológicos

Autor: Michele Sotero

Onde Estamos


CTA - Zona da Mata

Sítio Alfa - Violeira - Zona Rural

Caixa Postal 128

CEP: 36.570-000

Viçosa-MG

TelFax: (0xx31) 3892-2000